Como Declarar o seu aluguel
no Imposto de Renda

A Lello preparou algumas dicas e informações importantes que vão ajudar no preenchimento da Declaração, para você que é proprietário ou inquilino de imóvel. Confira!

Clique no vídeo e veja o passo a passo de como declarar
os seus Rendimentos com o aluguel. É simples e fácil!

Perguntas frequentes

Proprietários
Inquilinos
Como tenho acesso ao meu Informe de Rendimentos?

Seu Informe já foi enviado ao seu e-mail , mas você poderá acessá-lo também na área do cliente da Lello

A declaração dos meus rendimentos de aluguéis é obrigatória?

Sim. Os aluguéis recebidos por Pessoa Física ou Pessoa Jurídica são tributáveis e portanto devem ser declarados.
Importante: Observe os valores das taxas pagas à administradora que devem ser deduzidas na ficha “Pagamentos e Doações” com código 71 – Administrador de imóveis. Acesse seu Informe de rendimentos aqui

O que devo Declarar como Rendimentos?

Todos os valores tributáveis você encontra em seu Informe de Rendimentos, disponível na área do cliente. Havendo dúvidas no preenchimento, seu contador é a pessoa mais indicada para auxiliá-lo de forma adequada.

Como devo preencher a minha Declaração de Imposto de Renda?

Consulte os valores em seu Informe de Rendimentos fornecido pela Lello. O seu contador é o profissional mais adequado para lhe fornecer todas as orientações devidas para sua Declaração Anual.

O que é DIMOB?

DIMOB (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias) é uma obrigatoriedade fiscal que deve ser entregue pelas Administradoras de Imóveis (Locação e Vendas) à Receita Federal anualmente. Nela são contidas as informações referentes à comercialização ou locação de imóveis ocorridas no ano anterior.

Onde devo lançar meus rendimentos de aluguéis recebidos de Pessoa Física?

Os valores recebidos devem ser informados na sua Declaração de Imposto de Renda, na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física / Exterior. Havendo dúvidas no preenchimento, seu contador é a pessoa mais indicada para auxiliá-lo de forma adequada .

Onde lançar os custos com as taxas pagas á imobiliária?

O valor pago para a administradora do imóvel deve ser informado na ficha “Pagamentos e Doações” com código 71 – Administrador de imóveis. O proprietário nunca deve declarar a imobiliária como a fonte pagadora dos aluguéis. Havendo dúvidas no preenchimento, seu contador é a pessoa mais indicada para auxiliá-lo de forma adequada .

Já paguei o Carnê Leão mensalmente, mesmo assim devo fazer a Declaração Anual?

Sim, os valores já pagos devem ser considerados. Consulte seu contador e ele o orientará adequadamente sobre o prenchimento da sua Declaração Anual.

Onde devo lançar meus rendimentos de aluguéis recebidos de Pessoa jurídica?

Os rendimentos de Pessoa Jurídica, devem ser informados na sua declaração de IR na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica. Confira os valores no Informe de rendimentos disponibilizado pela Lello. Havendo dúvidas no preenchimento, seu contador é a pessoa mais indicada para auxiliá-lo de forma adequada.

Se não efetuar a Declaração de Imposto de Renda Anual sou penalizado?

O atraso na entrega gera multa mínima de R$165,74, então é importante confirmar se você está no grupo de obrigatoriedade para não ter problemas futuros com o fisco.

Como tenho acesso ao meu Informe de Pagamentos?

Seu Informe já foi enviado ao seu e-mail , mas você poderá acessá-lo também na área do cliente da Lello

Inquilino Pessoa Física: devo declarar os aluguéis pagos?

A declaração dos pagamentos é opcional.
Se for declarar, acesse seu informe de pagamentos na área do cliente da Lello e utilize na sua Declaração de IR, a ficha de “Pagamentos Efetuados”, com o código 70 - aluguéis de imóveis
Havendo dúvidas no preenchimento, seu contador é a pessoa mais indicada para auxiliá-lo de forma adequada .

Inquilino Pessoa Jurídica: devo declarar os aluguéis pagos?

Sim a declaração é obrigatória.
Confira os valores e eventuais deduções já concedidas em seu Informe de Pagamentos.
Havendo dúvidas no preenchimento, seu contador é a pessoa mais indicada para auxiliá-lo de forma adequada .

Nos contratos com mais de um locatário, somente o titular deve declarar? Ou o valor pode ser dividido de acordo com a fração que cada um pagou?

Em nosso Informe de Pagamentos apresentamos apenas no CPF de um inquilino, mas poderá ser divididido com os demais inquilinos que constam no contrato de locação .Havendo dúvidas no preenchimento, seu contador é a pessoa mais indicada para auxiliá-lo de forma adequada .

No meu contrato existem mais de um proprietário, como devo proceder?

Observe o CPF e valor de cada proprietário já desmembrados no Informe de Pagamentos disponibilizado pela Lello. Havendo dúvidas no preenchimento, seu contador é a pessoa mais indicada para auxiliá-lo de forma adequada .

Para baixar o seu Informe Anual de Rendimento ou de Pagamento de Aluguel,
ano/calendário 2020, acesse a “área do cliente” clicando aqui!

Ícone Menu